15-03-2019

Links sobre a História do Brasil





  • Retrato de José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o “Patriarca da Independência” do Brasil.

    Andrada e Silva, José Bonifácio de

    José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o “Patriarca da Independência”, foi um naturalista e estadista brasileiro, com forte influência política no Primeiro Reinado…

  • Retrato de Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias.

    Balaiada

    A Balaiada foi uma rebelião que ocorreu no Brasil de 1838 a 1841, nas províncias do Maranhão e do Piauí. Naquela época, o Brasil não tinha estados como hoje, e sim…

  • Localizado no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo, o Monumento às Bandeiras é uma obra-prima do escultor Vítor Brecheret. Representa a saga dos bandeirantes, aventureiros que vários séculos atrás ampliaram as fronteiras do Brasil.

    bandeirante

    Os bandeirantes eram pessoas que, no início da colonização do Brasil, participavam das expedições desbravadoras pelo interior do país. Chamadas bandeiras, elas foram…

  • Rui Barbosa foi um notável jurista e político brasileiro.

    Barbosa, Rui

    Rui Barbosa de Oliveira foi um importante jurista e político brasileiro, que defendia as liberdades civis (dos cidadãos). Ele também se destacou como diplomata, jornalista e…

  • Pedro Álvares Cabral toma posse do Brasil em nome de Portugal, em 22 de abril de 1500.

    Brasil colônia

    A esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500.No entanto, os portugueses só decidiram colonizar as novas terras daAmérica cerca de trinta anos depois.…

  • Dom Pedro I (1798-1834), primeiro imperador do Brasil, reinou de 1822 a 1831.

    Brasil Império

    Chama-se Brasil Império o período da história do Brasil que se iniciou com a Independência, em 7 de setembro de 1822, e terminou com a proclamação da República, em 15 de…

  • Cabanagem

    A Cabanagem foi uma rebelião ocorrida no Brasil de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará, que incluía os atuais estados do Pará e do Amazonas. Não deve ser confundida com a…

  • Escravos carregando café; gravura de Jean-Baptiste Debret, 1826.

    Café, Ciclo do

    O Ciclo do Café foi um período da história do Brasil durante o qual a produção cafeeira teve grande importância para o desenvolvimento econômico do país. Muitas cidades…

  • Retrato de Euclides da Cunha (1866-1909), autor de <i>Os sertões</i>.

    Canudos, Guerra de

    A Guerra de Canudos ocorreu entre os anos de 1896 e 1897, no Arraial de Belo Monte, no município de Monte Belo, no interior do estado da Bahia, onde viviam cerca de 20 mil…

  • As primeiras capitanias hereditárias do Brasil

    capitania

    “Capitania” foi o nome da divisão administrativa primeiramente adotada no Brasil pelos colonizadores portugueses. As capitanias deram origem às províncias e, mais tarde, aos…

  • O sociólogo Fernando Henrique Cardoso foi presidente do Brasil de 1995 a 2003.

    Cardoso, Fernando Henrique

    Fernando Henrique Cardoso, sociólogo brasileiro e político, liderou a oposição da esquerda do Brasil à ditadura militar do país entre os anos 1960 e 1970. De 1995 a 2003 foi…

  • Humberto de Alencar Castelo Branco

    Castelo Branco, Humberto de Alencar

    Humberto de Alencar Castelo Branco foi um militar de carreira e o presidente do Brasil de 1964 a 1967. Foi um dos principais líderes do golpe militar que depôs o governo…

  • Retrato de Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias.

    Caxias, duque de

    Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, foi um militar brasileiro que participou de importantes acontecimentos da história do Brasil, prestando grandes serviços ao…

  • Monumento ao padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no estado do Ceará.

    Cícero, padre

    Padre Cícero, cujo nome completo era Cícero Romão Batista, foi um religioso e, também, um político brasileiro. Ele nasceu no Crato, no estado do Ceará, em 1844, e morreu na…

  • A Igreja de São Francisco de Assis, na cidade histórica de São João del Rei, foi construída
em 1774, durante o período colonial. Seu portal é todo esculpido em pedra-sabão.

    cidade histórica

    Cidade histórica é toda cidade que tem construções de valor histórico. Geralmente são casas, igrejas e outras edificações antigas. As cidades históricas guardam a memória do…

  • Confederação do Equador

    A Confederação do Equador foi um movimento político, revolucionário e emancipacionista que ocorreu no Nordeste do Brasil durante o período imperial, em 1824. Começou como uma…

  • Estátua do bandeirante Manuel de Borba Gato, em São Paulo. Borba Gato foi o líder dos
paulistas durante a Guerra dos Emboabas.

    Emboabas, Guerra dos

    A Guerra dos Emboabas (1707–09), ocorrida na região de Minas Gerais, não foi uma revoltaque visava à autonomia brasileira em relação à coroa de Portugal. Foi naverdade um…

  • O soldado italiano Giuseppe Garibaldi teve um papel importante na Revolução Farroupilha, ocorrida no sul do Brasil entre 1835 e 1845.

    Farroupilha, Revolução

    A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, foi uma luta civil que aconteceu no Rio Grande do Sul ao longo de dez anos, entre 1835 e 1845. Nesse período,…

  • O militar e político Manuel Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil.

    Fonseca, Deodoro da

    O militar e político Manuel Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil. Foi ele que fez a proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de…

  • Monumento a Estácio de Sá, militar português que fundou a cidade de Rio de Janeiro (1565) e expulsou os franceses instalados na baía de Guanabara (1567).

    francesas, invasões

    No século XVI, os franceses tentaram fundar duas colônias no Brasil. A primeira foi a França Antártica, no Rio de Janeiro, em 1555. A segunda foi a França Equinocial, no…

  • Um estado é uma divisão territorial dentro de um país. O Brasil é uma república presidencialista formada por 26 estados e um Distrito Federal.

    governo do estado

    Um estado é uma divisão territorial dentro de um país. O Brasil é uma república federativa presidencialista formada por 26 estados e um Distrito Federal, chamados de Unidades…

  • O explorador português Martim Afonso de Sousa.

    governo-geral

    O governo-geral foi a forma de governo implantada no Brasil em 1549 pela coroa portuguesa. Naquela época, o Brasil era colônia de Portugal. Até então, o poder da colônia era…

  • Navios holandeses disfarçados de navios espanhóis, com o objetivo de escapar às leis de comércio da Espanha. A coroa espanhola excluiu a Holanda dos negócios açucareiros no Brasil durante o período colonial.

    holandês, domínio

    O domínio holandês no Brasil foi curto. Aconteceu no século XVII, quando os holandeses ocuparam uma parte do Nordeste do Brasil. Lá, fundaram uma colônia chamada Nova…

  • imigração no Brasil

    A imigração no Brasil tem três momentos: na prática, começou em 1530, com a chegada dos portugueses com o objetivo de colonizar — ou seja, ocupar — o território. Os africanos…

  • Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi um dos principais membros do movimento de independência revolucionário brasileiro conhecido como Inconfidência Mineira.

    Inconfidência Mineira

    A Inconfidência Mineira foi um movimento social brasileiro que ocorreu em 1789, na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), capital da capitania de Minas Gerais. Foi uma revolta…

  • O quadro <i>O grito do Ipiranga</i> (1888) é a obra mais célebre do pintor brasileiro Pedro Américo; no Museu do Ipiranga, São Paulo.

    Independência do Brasil

    A Independência do Brasil é comemorada todo dia 7 de setembro. Marca a libertação definitiva do país dos laços de submissão à corte portuguesa. Com a independência, o Brasil…

  • Retrato de dom João VI , rei de Portugal de 1792 a 1826.

    João VI, dom

    João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís Antônio Domingos Rafael, ou dom João VI, governou Portugal de 1792 até sua morte. Nasceu em Lisboa em 1767 e morreu na mesma…

  • Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961.

    Kubitschek, Juscelino

    Juscelino Kubitschek de Oliveira, conhecido como JK, foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Nascido em Diamantina, no estado de Minas Gerais, em 12 de setembro de 1902,…

  • Retrato oficial do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, tirado em 2003.

    Lula da Silva, Luiz Inácio

    Luiz Inácio Lula da Silva é um político e ex-sindicalista brasileiro. Ele foi presidente do Brasil de janeiro de 2003 até o final de 2010. Tornou-se o mais conhecido líder…

  • Mascates, Guerra dos

    A Guerra dos Mascates (1710-1711) ocorreu na capitania de Pernambuco, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. O conflito resultou da rivalidade entre a aristocracia…

  • Mauá, visconde de

    O visconde de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa) foi um importante empresário, empreendedor e criativo, que viveu no século XIX. É considerado uma das principais…

  • O general Humberto de Alencar Castelo Branco (centro, sentado), com membros de seu gabinete, anuncia um ato institucional desde Brasília, Brasil (1965).

    militar de 1964, movimento

    O movimento militar de 1964 marcou o início de um período da história do Brasil. Realizado em abril de 1964, constituiu um golpe de Estado articulado pelas Forças Armadas…

  • Fachada das ruínas de São Miguel das Missões, um dos Sete Povos das Missões, no estado do Rio Grande do Sul.

    Missões, Sete Povos das

    As reduções jesuíticas, também chamadas povos, doutrinas ou missões, eram povoados em que os padres da Companhia de Jesus (ou jesuítas) reuniam indígenas com o objetivo de…

  • Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil do Brasil. Ele foi eleito em 1894 e governou até 1898.

    Morais, Prudente de

    Prudente José de Morais e Barros foi o primeiro presidente civil do Brasil, eleito em 1894. Antes dele, o Brasil já tinha sido governado por outros dois presidentes, ambos de…

  • Joaquim Nabuco

    Nabuco, Joaquim

    Joaquim Nabuco foi um escritor, abolicionista e embaixador brasileiro. Ele foi um grande homem público do Segundo Reinado (1840–89), período de governo do imperador dom Pedro…

  • O presidente paraguaio Francisco Solano López.

    Paraguai, Guerra do

    Em 1864, teve início um dos acontecimentos mais marcantes do Brasil Império, no período do Segundo Reinado: a Guerra do Paraguai. Travado por mais de cinco anos, o conflito…

  • O escritor José do Patrocínio (1853-1905) atuou ativamente pelo abolicionismo no Brasil.

    Patrocínio, José do

    José do Patrocínio foi um escritor, jornalista, abolicionista e republicano. Ele enfrentou grandes dificuldades devido à sua origem social — filho de uma escrava alforriada e…

  • Dom Pedro I (1798-1834), primeiro imperador do Brasil, reinou de 1822 a 1831.

    Pedro I, dom

    Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, ou dom Pedro I, coroado…

  • Dom Pedro II (1825-1891) foi coroado imperador do Brasil em 1841 e reinou até a proclamação da República, em 1889.

    Pedro II, dom

    Pedro de Alcântara João Carlos Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Gonzaga, ou dom Pedro II, foi o segundo imperador do Brasil. Nasceu em 2 de…

  • O marechal Floriano Peixoto foi o segundo presidente do Brasil.

    Peixoto, Floriano

    Floriano Vieira Peixoto foi um importante político e militar brasileiro. Ele foi o segundo presidente do Brasil. Peixoto nasceu em uma família pobre, na vila de Ipioca, em…

  • Praieira, Revolução

    A Revolução Praieira, ocorrida na província de Pernambuco de 1848 a 1850, foi um movimento separatista, misturado com disputas partidárias pelo poder e com a revolta popular…

  • Mercado de escravos no Rio de Janeiro em 1835. O Brasil foi o destino de cerca de um terço dos africanos escravizados, que trabalhavam principalmente nas plantações de açúcar.

    quilombo

    Quilombo (ou mocambo) era uma aldeia onde se escondiam os escravos que fugiam dos maus-tratos de seus senhores na época do Brasil colônia. Os quilombos cresceram muito nos…

  • Retrato de dom João VI , rei de Portugal de 1792 a 1826.

    Regência

    No regime monárquico, a regência ocorre quando o herdeiro do trono não está em condições de assumi-lo ou não se encontra em situação de governar. Também pode ocorrer quando…

  • Retrato de dom João VI , rei de Portugal de 1792 a 1826.

    Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves

    Em 1815, no Rio de Janeiro, o príncipe regente português dom João VI assinou um decreto que criava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, o Brasil deixou de…

  • O militar e político Manuel Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil.

    República, proclamação da

    A proclamação da República foi o movimento militar que pôs fim à monarquia e instaurou o governo republicano no Brasil. Esse fato ocorreu no dia 15 de novembro de 1889.…

  • Tropas de militares rebeldes durante o cerco de São Paulo, durante a Revolução de 1930.

    Revolução de 1930

    Movimento armado de amplitude nacional que pôs fim à Primeira República (1889-1930) no Brasil, a Revolução de 1930 marcou a subida de Getúlio Vargas ao poder, com a deposição…

  • José Maria da Silva Paranhos, o barão do Rio Branco, é o patrono da diplomacia do Brasil. Ele foi homenageado na nota de 5 cruzeiros (a nota da imagem é datada de cerca de 1962).

    Rio Branco, barão do

    José Maria da Silva Paranhos Júnior, o barão do Rio Branco, foi um professor, jornalista, diplomata, político e historiador brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de…

  • O marechal Cândido Rondon, que tinha ascendência indígena, chefiou a equipe de inspeção das fronteiras brasileiras. Esta foto de Rondon é de 14 de junho de 1934.

    Rondon, marechal

    Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como marechal Rondon, foi um militar e sertanista brasileiro. Nasceu em Mimoso, no estado de Mato Grosso, em 5 de maio de…

  • Dilma Rousseff, primeira mulher a assumir a Presidência da República no Brasil, toma posse para seu primeiro mandato, em 1<sup>°</sup> de janeiro de 2011.

    Rousseff, Dilma

    Dilma Vana Rousseff é a primeira mulher a assumir a Presidência da República no Brasil. Foi eleita no dia 31 de outubro de 2010 e empossada no cargo em 1o de janeiro de 2011,…

  • Monumento a Estácio de Sá, militar português que fundou a cidade de Rio de Janeiro (1565) e expulsou os franceses instalados na baía de Guanabara (1567).

    Sá, Estácio de

    Estácio de Sá foi o fundador da cidade do Rio de Janeiro. Era um militar português e comandou as forças que expulsaram, em 1567, os franceses instalados na baía da Guanabara.…

  • Sabinada

    A Sabinada foi uma rebelião ocorrida na Bahia entre 1837 e 1838, na época da Regência (1831-1840). O nome é uma homenagem ao líder do movimento, o médico e jornalista…

  • Sepé Tiaraju foi um líder indígena do sul do Brasil que lutou contra espanhóis e portugueses.

    Sepé Tiaraju

    Sepé Tiaraju foi um chefe indígena dos Sete Povos das Missões Orientais do Uruguai (território hoje integrado ao estado do Rio Grande do Sul) que virou herói para seu povo.…

  • O explorador português Martim Afonso de Sousa.

    Sousa, Martim Afonso de

    Martim Afonso de Sousa foi um nobre português a quem o rei dom João III atribuiu diversas tarefas. Entre elas estava a de dar início à colonização das terras do Brasil, que…

  • Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi um dos principais membros do movimento de independência revolucionário brasileiro conhecido como Inconfidência Mineira.

    Tiradentes

    Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é um herói brasileiro, mártir da Inconfidência Mineira e patrono cívico do Brasil. Vida Tiradentes nasceu em Pombal, um distrito…

  • Mapa mostrando a linha de demarcação entre os territórios espanhol e português definida pela primeira vez pelo papa Alexandre VI (1493) e posteriormente revisto pelo Tratado de Tordesilhas (1494). A Espanha ganhou o controle das terras descobertas a oeste da linha, enquanto Portugal ganhou os direitos das novas terras a leste.

    Tratado de Tordesilhas

    O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado em 7 de junho de 1494 entre a Espanha e Portugal. Esse acordo visava a resolver conflitos relativos às terras em que Cristóvão…

  • Getúlio Vargas (1883-1954), na década de 1930, pouco depois de se tornar presidente do Brasil pela primeira vez.

    Vargas, Getúlio

    Getúlio Vargas foi o estadista que governou o Brasil por mais tempo depois da proclamação da República. Ele esteve no poder em dois períodos: de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.…

  • Famoso por ter sido um dos grandes desbravadores do Brasil no século XX e um dos principais protetores dos povos indígenas, Orlando Vilas-Boas posa com seu cão, Waurá, em sua casa em São Paulo, no dia 25 de maio de 2001.

    Vilas-Boas, Orlando

    Orlando Vilas-Boas foi um sertanista e indigenista brasileiro. Ele integrou, ao lado dos irmãos Leonardo e Cláudio, uma das mais importantes expedições feitas para desbravar…

  • Líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi se tornou um grande símbolo da luta pela liberdade dos escravos no Brasil.

    Zumbi dos Palmares

    Zumbi dos Palmares é considerado o mais importante representante da resistência de negros escravizados no Brasil no século XVII. Foi o último chefe do Quilombo dos Palmares,…