Melhores Linguagens de Programação Para Crianças em 2020





Vamos mostrar as quatro melhores linguagens de programação para crianças e os cinco melhores programas para ensinar os pequenos em 2020.

Aprender a programar é algo que exige tempo e dedicação. Por isso, ensinar linguagens de programação desde o começo para crianças e adolescentes pode ser um diferencial. E conhecimento é algo que os pais nunca vão se arrepender de proporcionar aos filhos.

Então chame a turminha para a leitura e escolham por qual linguagem começar a vida em programação e qual plataforma usar! Todos prontos?

Dica: confira nosso artigo com dicas de sites para aprender a programar de graça.

Conteúdo

As 4 Melhores Linguagens de Programação para Crianças

1. Python

Python é uma linguagem bem similar a idiomas. Desde sua criação na década de 90, é usada para diversas aplicações como jogos, sistemas operacionais e inteligência artificial, por exemplo.

Destaques

  • Moderna. Tem tudo para facilitar o aprendizado das crianças.
  • Intuitiva. As crianças podem pensar e construir ideias de programação e então se concentrar em transformar essas idéias em instruções que a máquina possa interpretar.
  • Funcionalidades embutidas. Muito do que um programador precisa já vem por padrão.

2. Ruby

Ruby apresenta a sintaxe mais apropriada e legível para programadores iniciantes e, por isso, é recomendado para crianças que ainda não conhecem os conceitos de programação.

Destaques

  • Códigos auto-explicativos. Não é preciso ficar explicando os códigos um a um.
  • Popular. Originalmente usada para criar o Twitter, usado em diversas plataformas populares.

3. Java

Java pode ser mais difícil até mesmo para adultos, porém se começar por esta linguagem, consequentemente as demais linguagens se tornarão mais simples de aprender. No começo, os desafios serão instalar JDK e compreender a sintaxe.

Destaques

  • Diversos Recursos e materiais. Possui ampla bagagem online, kits, ferramentas e tutoriais para facilitar o aprendizado.
  • Similaridade com outras linguagens. Java é similar a C e C++, porém com mais funcionalidades para programações mais robustas.

4. C++

Com uma abordagem um pouco mais matemática, essa linguagem tende a afastar os alunos pela complexidade. Mas, assim como Java, uma vez que você aprende C++, o mundo da programação se torna mais acessível.

Destaques

  • Preferida de muitos desenvolvedores. Apesar de discordâncias, C++ está entre as mais escolhidas dos especialistas.
  • Recomendada para quem está no início da programação. Após entender os fundamentos básicos, essa linguagem abre muitas portas para webmasters.

Onde Ensinar Linguagens de Programação Para Crianças?

Agora que você tem uma visão geral sobre as linguagens recomendadas para crianças, veja quais plataformas você pode usar para ensiná-los começar a programar.

1. Scratch

Scracth para ensinar programação para crianças

Scratch é um projeto popular desenvolvido para ensinar linguagens de programação para crianças ajudando-as a contar suas histórias, criar jogos e animações. E permite que as mesmas compartilhem seus projetos com outras crianças da comunidade.

Com uma interface amigável e simples, foca em programação em blocos para transmitir uma mensagem abstrata em algo sólido.

Vantagens

  • Gratuito e fácil de usar;
  • Português (PT);
  • Incentiva a criatividade, raciocínio e trabalho colaborativo.

2. Blocky

Blocky para ensinar crianças a programar

Blockly Games consiste em uma série de jogos educativos para ensinar crianças a programar. Ele é ideal para aqueles que não tiveram experiência prévia com programação. Os jogadores estão preparados para usar linguagens convencionais baseadas em texto ao término do curso.

Vantagens

  • Interface amigável;
  • Código aberto;
  • Jogos autodidáticos.

3. Alice

Alice - aplicativo para ensinar linguagem de programação para crianças

Alice é um ambiente de linguagens de programação para crianças baseado em blocos que incentiva a criação de animações, a criação de narrativas interativas ou a programação de jogos simples em 3D. Ao contrário do Blocky codificação baseados em quebra-cabeças, Alice motiva o aprendizado através da exploração criativa.

Vantagens

  • Recurso de arrastar e soltar;
  • Gratuito;
  • Habilidades de pensamento lógico e computacional.

4. Swift Playgrounds

Swift playgrounds para ensinar linguagem de programação para crianças

O Swift Playgrounds é um aplicativo revolucionário para iPad para iniciantes baseado em quebra-cabeças para dominar o básico usando o Swift – uma poderosa linguagem de programação criada pela Apple. Para estágios mais avançados, o Swift oferece uma série desafios que levam os alunos a playgrounds mais avançados .

Vantagens

  • Ideal para iniciantes;
  • Interativo e divertido;
  • Disponibiliza material de estudo.

5. Twine

twine para ensinar linguagem de programação para crianças

Recomendado para crianças a partir de 12 anos, o Twine é um projeto de código aberto para contar histórias interativas e não lineares diretamente em HTML e criar jogos, desenvolvido para iniciantes. Você basicamente digita palavras, adiciona colchetes e com as orientações da interface você terá seu jogo pronto.

Vantagens

  • Gratuito;
  • Editor visual simples e fácil de usar;
  • Seção de perguntas e respostas para usuários.

Invista Agora

Linguagens de programação para crianças não precisa ser um bicho de sete cabeças nem para os pais e nem para as crianças. Existem diversas linguagens que podem ser facilmente compreendidas com ajuda dos projetos certos que não vão desestimular e assustar as crianças.

Projetos que permitem a interação com outros alunos podem encorajar as crianças no aprendizado ao compartilhar suas ideias e ter insights das ideias de outras crianças.

E antes de finalizar, deixamos algumas dicas para quem quer escolher entre as melhores de linguagens de programação para crianças:

  • Deixe seu filho participar da escolha. Esteja por perto para orientar, mas é essencial que a criança tenha interesse pela plataforma que usará.
  • Motive seu filho a não desistir. Programação assusta. Lembre-se de que profissionais levam anos para se tornarem especialistas em uma linguagem.
  • Mostre a relevância de estudar programação. Programação está por todos os lados do nosso dia a dia. Se seu filho entender qual a importância do que está prestes a aprender, a motivação terá outro sentido.

Por hoje é isso! Esperamos que esta lista com as 4 linguagens de programação indicada para crianças e também nossa lista de plataformas para começar a ensinar crianças a programar seja útil para você.

https://www.hostinger.com.br/tutoriais/linguagens-de-programacao-para-criancas/





© 2017 - 2024 :: Professora Ângela Aparecida de Almeida