12-01-2022

Editora PUC-Rio lança Ebook gratuito sobre a obra de Judith Butler





A obra Lendo Judith Butler: apropriações teóricas e políticas interdisciplinares, organizada por Ricardo Prata Filho e Thais de Bakker Castro, utiliza o trabalho de Butler para produzir análises que vão além dos insights teóricos da autora.  

A obra Lendo Judith Butler: apropriações teóricas e políticas interdisciplinares, organizada por Ricardo Prata Filho e Thais de Bakker Castro, utiliza o trabalho de Butler para produzir análises que vão além dos insights teóricos da autora. Ao quebrar as fronteiras interdisciplinares, Butler tornou-se um dos principais nomes do pensamento político atual. Apesar da popularidade de seu estudo acerca de gênero, a filósofa destaca problemáticas atuais, como a violência estatal, em seus estudos.

Ao ampliar os conceitos teóricos de Judith Butler, o livro reflete acerca de intersexualidade, linguagem, feminismo, corpo, judaicidade, e democracia, passando pela psicanálise e pelo luto. Nas primeiras páginas o leitor irá encontrar ainda uma entrevista inédita da filósofa traduzida para o português, explicando seus principais conceitos e discussões.

Lendo Judith Butler foi escrita em dez capítulos que buscam se complementar. Apesar de abordarem temáticas diferentes, encontram pontos de convergência nas maneiras de reformularmos as raízes de nossas questões coletivas e suas possíveis soluções.

Download do Ebook

____________________________________

Sobre os organizadores:

Ricardo Prata Filho é doutorando em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Também é mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio.

Thais de Bakker Castro é doutoranda e mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, além de mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ.