Como Formatar um Pendrive Protegido Contra Gravação?



Parte 1: O que é um pendrive protegido contra a gravação?

Um pendrive, muitas vezes, está protegido contra a gravação de arquivos, de forma a se manter a informação que já está salva na sua memória. No entanto, isto pode ser uma ferramenta útil ou uma dor de cabeça.

Porque, uma vez que o pendrive entra no modo protegido contra gravação, isto significa que entra no modo de somente leitura. O usuário não pode inserir nada no pendrive, não pode excluir os arquivos que estão nele ou formatá-lo.

Não entre em pânico. Antes de aprender a reparar um pendrive protegido contra gravação, vamos, primeiro, entender em que situações ele entrará no modo protegido contra gravação.

Parte 2: Em que circunstâncias o pendrive estará protegido contra gravação?

O seu pendrive está protegido contra gravação? Vamos ver se você encontrou as seguintes situações:

  • A chave de proteção contra gravação que vem com o pendrive é acidentalmente ligada.
  • O computador é atacado por um vírus e o pendrive ativa automaticamente o modo de proteção contra gravação, com o objetivo de evitar que arquivos vazem.
  • O pendrive está danificado;
  • E mais...

Parte 3: Soluções quando o pendrive está protegido contra gravação

À primeira vista, pode parecer complicado, mas, na verdade, é extremamente simples. A solução de como resolver um pendrive protegido contra gravação chama-se Diskpart, e é uma ferramenta disponibilizada pelo Windows. No entanto, antes de utilizá-la, certifique-se de que o seu pendrive não tem nenhum switch de proteção de dados ativado. Normalmente, é um pequeno interruptor na face lateral do dispositivo.

Método 1 - Trava física

Se o seu pendrive tiver uma trava física de proteção contra gravação, a solução é simples. É possível que você o tenha ligado acidentalmente e o pendrive tenha entrado no modo de proteção contra gravação. Neste caso, você só precisa desligar essa trava.

Mas se o seu pendrive não tiver uma trava ou o método acima não resolver o seu problema, continue lendo.

usb trava fisica

Método 2 - Usando o Diskpart (Windows)

Introduza o pendrive na entrada USB do seu computador. Clique no menu “Iniciar”, no canto inferior esquerdo do Windows e, no menu, escolha a opção “Executar”.

Nesta janela que abrirá na tela, digite “Diskpart” e clique “Enter”.

Você terá, agora, uma tela de comandos aberta na sua tela, onde irá digitar “List Disk” e pressionar “Enter” novamente.

Agora, aparecerá uma lista de todos os dispositivos conectados no seu computador, organizados pelo tamanho de armazenamento. Digite “select disk #”, em que # é o número do seu pendrive na lista disponibilizada.

Logo em seguida, escreva “attributes disk clear readonly” e pressione “Enter”. Isto fará com que a proteção contra gravação desapareça. Finalmente, você só tem que digitar “clean” para limpar o pendrive.

Finamente, para formatar o pendrive, digite “create partition primary” e, a seguir, “formar fs=fat32”. Aguarde um momento e o seu dispositivo estará pronto para ser utilizado novamente.

 





© 2017 - 2024 :: Professora Ângela Aparecida de Almeida