7 dicas de desenvolvimento profissional para professores





Uma das estratégias mais comuns para que professores e instituições de ensino estejam em sintonia é a reunião pedagógica. Confira sete dicas que podem fazer desse encontro uma oportunidade para o desenvolvimento profissional

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 1. Presença flexível e não obrigatória

É importante que os professores entendam que a presença deles na reunião é de muita importância para o bom desenvolvimento das iniciativas. Esse valor, no entanto, não deve servir como critério para que a presença seja obrigatória. Pelo contrário, os docentes devem entender o valor do comparecimento para que realmente priorizem as reuniões. Flexibilidade de tempo e programação é essencial para que isso ocorra.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 2. Diga não à burocracia

É claro que algumas burocracias não podem ser evitadas em certas reuniões, mas isso não significa que o encontro só deve ser marcado pela revisão de regras e procedimentos. Procure transformar as reuniões em um espaço para a iniciativa, criatividade e inovação. Convidar palestrantes (podem ser os próprios professores) para que apresentem novas iniciativas e tendências na educação é um fator motivador e dinâmico.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 3. Recursos dinâmicos e úteis

Há muitos exemplos de recursos que os professores podem utilizar nas reuniões e também durante as aulas. Essas ferramentas podem trazer oportunidades para que os docentes se envolvam mais nas palestras e reuniões.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 4. Não deixe a conversa morrer

Se novas ideias surgem durante as reuniões ou se um problema em particular não foi resolvido, não permita que a conversa seja esquecida. Monte um fórum de discussão online ou coloque um quadro para anotações na sala dos professores para que cada docente contribua com sugestões e ideias.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 5. Espaço comum

A sala dos professores é um ambiente muito importante para que os colegas possam desenvolver relacionamentos vitais para o trabalho. Além de oferecer recursos como os citados na dica anterior, busque saber o que os docentes gostariam de ter em mãos nesse local para que se sintam ainda mais engajados e envolvidos.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 6. Reuniões especiais

Se novas regras ou recomendações precisam ser feitas ou há novos profissionais que deve ser apresentados a equipe, faça reuniões específicas para atender essas necessidades. Professores que possuem mais tempo na instituição não precisam ouvir regras antigas e certos encontros não exigem a presença de todos os docentes.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 7. Use as redes sociais

Criar um grupo no Facebook exclusivo para os professores e incentivar o uso colaborativo desse espaço é uma ótima oportunidade de engajar mais os docentes.





© 2017 - 2024 :: Professora Ângela Aparecida de Almeida