Alunos da Escola Arthur de Mello Teixeira realizam simulado online





A iniciativa da professora de informática e especialista em Tecnologias Integradas à Educação, Ângela Almeida, colocou a Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira entre as pioneiras no uso de tecnologia a favor da sustentabilidade.

Normalmente, os alunos de 5º ao 9º ano da rede pública municipal fazem alguns simulados por ano. Na E.M.Arthur de Mello não é diferente: cerca de 350 alunos fazem essa atividade avaliativa.

Pensando na economia de tempo para as professoras de diversas disciplinas, bem como na economia de mais de 1100 folhas impressas, a professora Ângela Almeida teve a ideia de criar um sistema de avaliação online. Ideia essa que foi abraçada pelo diretor Walter Ângelo e por toda a parte pedagógica da escola.

Nesse sistema, os alunos respondem as questões que são cadastradas previamente. As questões e as respostas são "embaralhadas", a fim de evitar desonestidade. E ao final, o próprio programa corrige, liberando resultados para os interessados. Ele mostra, além da nota, quais questões os alunos erraram ou acertaram mais. Assim, os professores podem analisar em quais parâmetros devem focar seus esforços em sala de aula.

Esse mecanismo se tornou viável devido ao fato da escola possuir laboratório de informática com 18 computadores desktop e ainda vários UCAs (projeto "Um computador por aluno"), onde os alunos se conectam e fazem as atividades online.

De acordo com a professora: "A tecnologia está aí para ajudar a todos, em diversas áreas. E na escola não pode ser diferente. Economizar papel é uma boa maneira de ajudar a salvar o ambiente. Além disso, também é importante pensar e discutir sustentabilidade com aqueles que serão o futuro do planeta, desde a escola, sem esquecer do valor social que a mesma precisa passar aos seus alunos."

 





© 2017 - 2024 :: Professora Ângela Aparecida de Almeida