Fazer horário escolar é difícil? Por quê?Fazer horário escolar dá dor de cabeça! Quem já fez, não tem dúvidas! E ainda por cima, não tem como agradar todo mundo! Todo início de período letivo, alguém da diretoria, coordenação de curso, coordenação pedagógica ou secretaria recebe a missão de fazer as grades de horários semanais de todas as turmas da escola ou faculdade. No início até pode parecer um quebra-cabeça divertido, mas à medida que as restrições de cada um dos interessados vão se impondo, a diversão pode começar a se transformar em um suplício. E quanto mais o tempo passa, mais próximo se está do início das aulas. E sem horários definidos, não há como iniciar bem o período letivo. Fazer horário escolar é um problema combinatórioA dificuldade para fazer horário escolar está na sua natureza combinatória. Turmas, disciplinas, professores e locais de aula devem ser combinados no calendário semanal da sua instituição de ensino. Uma escola média tem entre 20 e 30 turmas. Cada turma pode ter até 12 disciplinas. São dezenas de locais de aula, entre salas, laboratórios, quadras esportivas, espaço de leitura e afins. São dezenas de professores. Cada professor deve ser alocado em disciplinas de turmas em que está habilitado. Além do mais, cada professor tem as suas restrições de horários.
Estamos tratando de grandezas numéricas que extrapolam a capacidade humana em lidar. Para aumentar a complexidade, há ainda uma série de fatores que restringem ainda mais as possibilidades combinatórias. São fatores que fazem um horário escolar melhor do que outro: número de janelas, solicitações de aulas duplas, limite de aulas diárias por disciplina e diversos outros quesitos. Este é um problema tão complexo, que desperta forte interesse da comunidade acadêmica que faz pesquisa nas áreas de Otimização Combinatória, Inteligência Artificial e Pesquisa Operacional. A cada dois anos ocorre a Internacional Timetabling Competition (ITC), que é a mais importante e tradicional competição da área, que é patrocinada pelo Internacional Conference on the Practice and Theory of Automated (PATAT). Fonte: http://blog.powercubus.com.br/fazer-horario-escolar-e-dificil/ |